
Philip Kotler nasceu em Chicago, em Maio de 1931. Sendo este, um jovem estudioso, dedicou-se totalmente a reunir, analisar, desenvolver e consolidar os fundamentos e princípios do que hoje denominamos de MARKETING.
Kotler reuniu o melhor pensamento mercadológico, incorporando nele, uma visão mais clara e objectiva. Para isso, estabeleceu princípios elementares e deu sentido aos fundamentos teóricos até então estabelecidos, tornando o pensamento de marketing, numa demonstração objectiva.
Até o aparecimento dos estudos de Kotler, as definições de marketing ainda eram muito abstractas, pelo que tudo se produzia e se promovia para vender. Este, ligou o produto à satisfação de necessidades, atribuindo a estas a prioridade em relação mesmo.Com o aparecimento destas novas ideias sobre o conceito de marketing, desenvolveram-se diversas definições do mesmo:
" …(marketing) tem sido descrito por uma ou outra pessoa como uma atividade de negócios; como um grupo de atividades de negócios; como um fenômeno de comércio; como um estado de espírito; como uma função coordenadora, integradora, na definição de políticas; como um senso de propósitos dos negócios; como um processo econômico; como uma estrutura das instituições; como um processo de troca ou transferência da propriedade de produtos; como um processo de concentração, equalização e dispersão; como a criação de tempo, lugar e posse de coisas úteis; como um processo de ajustamento da demanda e da oferta, e muitas outras coisas."
Marketing Staff of The Ohio State University
A STATEMENT OF MARKETING PHILOSOPHY
(p. 43, Journal of Marketing, janeiro de 1965)
Depois de Kotler, e até a actualidade, apenas se produz o que o consumidor deseja para satisfazer suas necessidades, e há toda uma cultura de marketing estabelecida na sociedade actual.
"O ponto de partida para o estudo do marketing reside nas necessidades e desejos humanos. A humanidade precisa de comida, ar, água, roupa e abrigo para sobreviver Além disso, as pessoas desejam recreação, educação e outros serviços."
"Marketing é a atividade humana dirigida para a satisfação das necessidades e desejos, através dos processos de troca."
Philip Kotler
MARKETING (ED. COMPACTA) - 3a. edição.
(São Paulo, Atlas, 1985)